Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Terapia de Fala II – Componentes articulatórios dos fonemas


A seguir uma descrição dos principais requisitos para a produção de cada fonema e de algumas estratégias para a instalação de sua aquisição.
Componentes articulatórios dos fonemas
  • p ,b, m
O elemento comum e básico para a articulação destes sons é a oclusão da boca. osmúsculos da mastigação fecham a mandíbula de forma que os dentes posteriores ficam próximos, mas não juntos uns dos outros, permitindo a ampliação do espaço intra-oral e facilidade de trabalho para o orbicular, que deverá manter os lábios unidos. Para o /p/ e /b/ deve haver perfeita oclusão da passagem para a rinofaringe, enquanto para o /m/ o ar flui, em parte, por ela. A posição de língua não é importante nesta articulação, variando com o fonema que segue estes sons.
  • k, g
O aspecto essencial para a produção destes sons é o contato entre a parte posterior da língua e o palato, de forma a constituir-se uma barreira ao ar expirado. Isto é conseguido pelo alargamento e elevação do terço posterior da língua. O ponto de contato entre esse órgão e o palato varia de acordo com a vogal que segue estes sons, assim como a abertura e configuração dos lábios é influenciada por elas. Para o /k/ a passagem para rinofaringe está fechada, enquanto para o /g/ está aberta.
  • t, d, n, ƞ
O aspecto básico para a articulação destes sons é a formação de uma câmara na porção superior da cavidade bucal, tendo como limite inferior a língua em contato com as paredes internas dos dentes superiores. O  lugar exato de contato entre a línua e o palato não é básico para a produção destes fonemas, que podem inclusive ser produzidos com a ponta da lígua fora do limite das arcadas ou apoiada atrás dos incisivos inferiores, efetuando-se a oclusão com o dorso da língua.
  • s, z
As condições articulatórias essenciais para a produção destes sons é a criação de certas circunstâncias que possibilitem a produção de um turbilhão de grande velocidade no momento da expiração. Para a formação deste turbilhão, é necessário que o ar, contido em uma câmara formada pela parte posterior da língua e palato, seja pressionado por um estreito canal formado pela região anterior do palato e o dorso da língua sobre a qual se produz um sulco longitudinal, até colidir com a superfície cortante dos dentes incisivos. A mandíbula está afastada o suficiente para facilitar o escape do ar. oas lábios assumem a configuração requerida pela vogal que seguem estes sons.
  • ʃ, Ʒ
As condições mínimas articulatórias para a realização destes fonemas são semelhantes às anteriores, com exceção do sulco sobre o dorso da língua, que se aplana em virtudes do movimento de retração e alargamento de sua região anterior. Desta forma, a superfície do atrito do ar com a região das pregas alveolares passa ser maior e mais acentuada.
  • f, v
o contato labiodental é produzido por um pequeno movimento para dentro do lábio inferior. O contato entre lábio inferior e dentes superiores é débil, permitindo o escape do ar entre ambos. Nestas produções, apenas o contato entre lábio inferior e dentes superiores é pertinente.
  • l, ʎ
Na realização destes sons, a posição da mandíbula e dos lábios varia de acordo com a vogal que os sucede. O aspecto essencial nestas realizações é a obstrução central da saída do ar que se dá pela região lateral. As regiões da língua e do palato que entram em contato não são relevantes para a produção.
  • r, R
O aspecto básico requerido para a realização destes fonemas é o bloqueio da corrente aérea em um determinado porto da cavidade bucal, através do contato da língua com o palato e a interrupção momentânea desse bloqueio pela pressão aérea que se forma atrás dele. O caráter de vibração é obtido pelo número de sucessão destes movimentos. Assim sendo, é essencial para estas realizações: o bloqueio da corrente aérea expiratória, a pressão formada por ele, o rompimento do bloqueio e o reinício do mesmo após a redução da pressão.
Bibliografia
Spinelli VP, Massari IC, Trenche MCB. Temas em Fonoaudiologia. 9ª ed.
São Paulo: Loyola; 1989. Cap. Distúrbios Articulatórios.

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”